As fintechs revolucionaram o setor financeiro, atuando diretamente nas dores dos consumidores para garantir uma experiência diferenciada. Com a crescente inovação do segmento, diversos players surgiram e hoje também enfrentam seus próprios desafios para se diferenciar e conquistar o público. Quem ganha, no fim do dia, são os clientes, que encontram cada vez mais propostas diferenciadas para cuidar das suas finanças. 

Um dos bancos digitais mais antigos do Brasil, o Banco Inter procura se diferenciar pelo seu posicionamento. Como explica Newton Marques, superintendente de Customer Journey da companhia, hoje o modelo adotado é de plataforma de serviços. A ideia é que o cliente possa encontrar diversos produtos e serviços para o seu dia a dia em um só lugar. 

O Super App é uma das apostas nesse sentido, que, além de conta digital, oferece opção de compra com vários parceiros da marca, como Americanas, Renner, Netshoes, entre outros. “Para oferecer a melhor experiência, fazemos o uso intensivo de tecnologia e dados aplicados na construção de produtos inovadores pensados “de fora para dentro”, combinada com conteúdos como tutoriais de educação financeira e comunidades de investimentos”, destaca Marques

Um dos destaques tecnológicos é a inteligência artificial, capaz de sentir quando uma interação tem sinais de fricção. “Assim colocamos o cliente rapidamente nas mãos de especialistas que podem dar atenção e acompanhamento mais cuidadoso às demandas”, conta. 

Dinheiro na mão 

Outra estratégia de fidelização adotada pelo Banco Inter é o cashback, disponível na compra e contratação de diversos serviços e produtos. “Assim nos diferenciamos em uma relação justa e parceira, sem cobrança de tarifas para serviços bancários, devolvendo dinheiro nas compras”, ressalta Marques.  

Segundo a empresa, atualmente, já são mais de R$ 206 milhões retornados aos clientes a partir das compras no shopping, pagamento em dia das faturas de cartão de crédito e aplicação em fundos de investimento.

O executivo garante que toda a jornada tem o acompanhamento de um atendimento atencioso. A empresa dá atenção especial ao Net Promoter Score (NPS), considerando-o como driver único de qualidade dos principais pontos de contato. “As métricas geradas retroalimentam continuamente as melhorias em produtos e serviços”, conta. Assim, O NPS tem permanecido na zona de excelência com 84 pontos – uma das melhores posições do setor bancário.