Um cliente engajado, que acompanha cada passo da marca, que interage pelos canais disponíveis e consome com frequência é o sonho de qualquer empresa. A questão é que, para alcançar esse sonho, é preciso investir em um retorno que garanta a permanência desse consumidor. Uma dessas formas, mostram as recentes pesquisas, é o uso do conteúdo relevante dentro do relacionamento com o cliente.

Conhecimento é uma das principais “armas” de poder a qualquer nível de relacionamento. Conhecer a marca, saber mais sobre os processos internos e externos, ter informações e detalhes sobre cada passo da companhia condiciona uma relação mais íntima e confiável com o consumidor. E, se o objetivo é estreitar esse relacionamento, o “conteúdo relevante” pode ser um bom caminho.

Afinal, o conteúdo relevante nada mais é do que a apresentação de informações que sejam interessantes e significativas para o cliente. A depender do produto ou serviço oferecido, trazer conhecimento sobre o que é comercializado é uma ótima maneira de engajar o consumidor.

Abaixo, separamos três formas para a sua marca promover conteúdo relevante. Confira:

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Conteúdo relevante nas redes sociais

Um dos caminhos mais fáceis de promover um conteúdo relevante ao consumidor é apostar nas redes sociais como canais para disseminar informação. Posts no Instagram, Facebook, TikTok ou threads no Twitter podem ser peças fundamentais para estreitar a relação com o cliente.

Existem diversas temáticas que podem ser abordadas por esse canal e que tenham uma relação direta com o produto ofertado e também com a marca.

É possível, por exemplo, explicar o processo de reciclagem de embalagens e demais materiais utilizados na produção do produto. Ou mesmo apresentar o quadro de funcionários da empresa em postagens no feed do Instagram e Facebook.

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Pílulas de conhecimento podem compor também os “destaques” do Instagram, que ficam fixos no perfil da marca e visíveis a qualquer consumidor — seja ele novo ou fidelizado à empresa. Stories que mostrem o processo de embalagem de uma encomenda também aproximam o cliente da companhia.

Um tour pelas instalações da marca pode criar uma conexão ainda maior com o cliente — e, em formato de vídeo, funciona bem para o TikTok, rede que atrai ainda mais a Geração Z.

Curiosidades e um breve relato da história da companhia pode ser o tema de uma interessante thread no Twitter da marca. Uma forma de informar e, ao mesmo tempo, gerar engajamento.

Newsletters informativas

Outra forma de trazer um conteúdo relevante (e com frequência) para o consumidor é por meio das newsletters, um dos retratos mais fiéis de engajamento com o consumidor.

Uma vez que o cliente se inscreve para receber informações de uma determinada empresa, este se torna um canal importantíssimo para estreitar a relação entre a marca e o consumidor. Por meio dele é possível trazer uma série de textos, matérias, blogs, vídeos e fotos informativos sobre quaisquer temas que sejam caros ao leitor.

A newsletter também é um bom espaço para mistura de informação, publicidade, ofertas e descontos exclusivos.

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Conteúdo físico nas embalagens e pedidos do e-commerce

Por fim, vale também acrescentar à sacola (física ou digital) do consumidor um papel com informações relevantes sobre o produto comprado. Muitos clientes fazem questão da leitura do texto que acompanha um pedido feito pela internet, por exemplo, e isso traz mais uma oportunidade de tornar a relação marca-consumidor ainda mais íntima.

Sejam informações sobre a agenda ESG ou informações sobre o cuidado com o produto adquirido, limpeza ou demais informações de uso, tudo vale na hora de engajar o consumidor.


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