Na Fast Shop, inovação e UX impulsionam a experiência dos clientes e alavancam vendas 

Entenda como UX e muita inovação estão impulsionando a experiência dos clientes na Fast Shop e também as vendas da companhia

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Em Customer Experience (CX) as estratégias e metodologias baseadas em User Experience (UX) são muito utilizadas para a melhoria da experiência do cliente em diversas áreas de produtos e serviços de uma marca.

A forma como as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja no ambiente online, seja no mundo físico, por exemplo, são pautadas por UX. Isso engloba a jornada do consumidor com todos os canais da empresa, da navegação no seu site, do canal de atendimento, do recebimento do produto, até a facilidade de acionar o pós-venda.

Quem soube trabalhar muito bem esses aspectos e o poder de UX em seu novo site foi a Fast Shop. Mais rápido, moderno e intuitivo, o novo portal reforça facilidades, serviços, e a experiência sensorial por meio de inteligência artificial e realidade aumentada.

Sendo uma das principais redes de varejo do país, a Fast Shop não poupou esforços de seu time de UX e com um mindset focado em levar para o online a sua principal característica do físico, uma experiência de compra diferenciada, incorporando interfaces digitais e interativas, a empresa observou um salto significativo nos negócios.

Estratégia Phygital e IA como conceito

O lançamento do novo portal integra a estratégia de ampliação da experimentação do phygital, com ações e promoções que integrem no online e na loja física. Com as novidades, a rede, quer ampliar o tráfego no site e o ticket médio, que hoje é superior a R$ 2,5 mil.

Entre as novidades está a incorporação de inteligência artificial (IA), para personalizar algumas áreas do site, conforme as preferências mapeadas do cliente. Assinantes do Fast Prime, programa de relacionamento da rede, contarão agora com uma navegação ainda mais individualizada, em que serão exploradas as ofertas exclusivas que combinam com seu perfil. “A jornada de cada pessoa é única e essa exclusividade será refletida no site”, ressalta Eduardo Salém, diretor geral de Operações da Fast Shop.

O processo de digitalização da rede, que ambiciona transformar o conceito de phygital, vai além da presença multicanal e tem como objetivo transformar a relação do cliente com o varejo. “A pergunta que norteia nossa atuação é: como podemos nos preparar para entender melhor a jornada do cliente e atender os desejos que nem ele mesmo desvendou ainda? Nesse percurso, a adoção de novas tecnologias é um propulsor da nossa transformação como marca”, avalia Salém.

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Realidade aumentada é destaque

Hoje, 85% dos clientes preferem a experiência online, via plataformas mobile. E as transformações aplicadas pela Fast Shop em seu site levaram esse dado em consideração. O novo portal destaca a transformação digital e permite, por exemplo, que o cliente explore ferramentas de realidade aumentada, ativadas por meio de QRCode, para visualizar como um produto de seu interesse ficaria no espaço desejado. Com isso, é possível avaliar se o espaço reservado para uma geladeira, um coocktop ou micro-ondas, por exemplo, comporta o produto selecionado.

“Oferecer soluções inovadoras e digitais, que sejam capazes de melhorar a experiência de nossos clientes é uma constante na Fast Shop. Com a reformulação do portal, queremos melhorar e personalizar cada vez mais as interações, combinando tecnologia e uma navegação mais rápida à uma identidade visual ainda mais moderna, leve e simples. A novidade enfatiza a diversidade de soluções e serviços que entregamos, para além do comércio de produtos para a casa e o dia a dia”, destaca Salem.

Conteúdos ajudam a compor um leque maior de experiências

O novo site também incorpora outras alternativas que, além de melhorar a experiência digital, tornam a jornada ainda mais humana, aproximando a marca dos clientes. Além da experiência 3D e da personalização, o Fast Shop Play facilita o acesso a um canal exclusivo com webséries, workshops e lives promovidas pela rede de varejo.

Os conteúdos são focados nas novidades e lançamentos da indústria e exploram reviews de produtos, dicas e receitas de chef, além de transmissões de eventos especiais. Por meio de um QRCode ou do link também é possível acessar o perfil da Fast Shop no Spotify, com playlists voltadas aos diferentes momentos e vibes do cliente no dia a dia, do acordar ao dormir, e que combinam com os diferentes perfis e gostos, assim como aquelas dedicadas às sazonalidades, a exemplo do Dia das Mães ou o Dia dos Namorados.

“A pandemia mudou definitivamente a forma com que o varejo se relaciona com o consumidor e as novas ferramentas estabelecem mais uma oportunidade de awareness para as marcas. Na Fast Shop fazemos um amplo trabalho de curadoria, para levar conteúdos de qualidade com parceiros da indústria”, conclui Eduardo Salém.

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